Orientações de Elaboração

Durante o VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, os técnicos(as) poderão apresentar relatos de boas práticas relacionadas à implantação e ao fortalecimento de Conselhos Escolares com o objetivo de disseminar experiências para os demais participantes do VI Encontro Nacional.

No intuito de facilitar e organizar a apresentação dos relatos, solicitamos que eles sejam feitos por meio de pôsteres (banners), conforme orientações relacionadas abaixo:

1. O pôster é um instrumento visual cuja finalidade é levar informações pertinentes a uma ação prática ou de pesquisa de forma clara e objetiva. Deve, por meio de seu arranjo gráfico, ser autoexplicativo dispensando a presença do autor para ficar mais interessante para o público espectador que interage com o trabalho.

2. A responsabilidade de confecção do pôster (banner) é do participante.

3. Os pôsteres serão expostos à visitação dos demais participantes do VI Encontro Nacional.

Preferencialmente, o tamanho do pôster (banner) é de 90cm (largura) x 120cm (altura). Sugere-se que o pôster (banner) seja impresso em gráfica.

4. Use cores suaves para o fundo (cores intensas tornam a leitura cansativa). Faça textos curtos e objetivos, use letras grandes (no mínimo, fonte 20).

5. Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) ao invés de tabelas, mas não sobrecarregue esses gráficos.

6. Organize figuras e textos em seções dispostas verticalmente. Seções dispostas horizontalmente confundem o leitor e dificultam a leitura. Numere as seções para melhor orientar a leitura.

7. Use e explore recursos gráficos, como setas ligando partes do pôster, fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si, texto com letras de tamanhos diferentes, indicando a importância de cada parte.

8. O pôster é principalmente uma oportunidade para disseminar e debater seu trabalho com os outros participantes presentes. É gentil e pertinente levar cartões de visita, cópias do relato (ou cópias reduzidas do pôster) para distribuir a quem se interessar visando à integração entre os participantes.

9. Além dos pôsteres o participante poderá distribuir materiais diversos, tais como: folders, cartilhas, panfletos, publicações, cartazes, entre outros, cujo objeto seja o Conselho Escolar.

10. A programação do VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar prevê um momento de exposição de pôsteres.

Com o objetivo de identificarmos a quantidade de relatos, bem como nos organizarmos, melhor, para a apresentação dos mesmos durante o VI Encontro Nacional, solicitamos que os Técnicos(as) nos enviem, por meio do site do Encontro, o título do pôster e o nome dos expositores.

Ressaltamos que essas informações devem ser encaminhadas o mais breve possível, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico.  Para tanto, clique no link abaixo:

Clique aqui para enviar o relato